Vocações STEM

Blog

« Volver

Grace Hopper: A mulher que revolucionou o mundo da computação durante décadas.

Que as mulheres estão conquistando seu espaço no Universo da tecnologia isso ninguém tem dúvida, e o quão importante esse avanço é para tecnologia. Agora vem cá, você sabia que as mulheres foram muito importantes no desenvolvimento da tecnologia e seus avanços? E por que ninguém fala disso, não é mesmo? Tendo isso em vista, nos do STEMbyme resolvemos dedicar o artigo dessa semana para uma mulher superpoderosa e que fez a diferença no universo da tecnologia.

Vamos começar com a mulher que revolucionou a computação: Grace Hopper. Nascida no dia 9 de dezembro de 1906 em Nova York, Grace Hopper é conhecida por ter sido uma das maiores analistas de sistemas da marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Inteligente e sensata, Grace estudou matemática e física na Vassar College e depois conquistou o grau de mestre e PhD em matemática na Universidade de Yale, tornando-se uma das primeiras mulheres a realiza-lo.

Hopper se tornou conhecida por ter programado o primeiro computador digital de larga escala: a calculadora automática de sequência controladora. Além de ter criado o primeiro compilador, ela também desenvolveu a Flow-Matic considerada a primeira linguagem de programação do mundo, o que serviu de base para a criação do COBOL (linguagem de programação de alto nível concebida para aplicações comerciais e financeiras).

“Grace Hopper foi uma pioneira para mulheres como eu seguirem’’ disse Rahima Mohammed principal engenheira do Grupo de Engenharia de Plataformas Intel que também afirma “Ela quebrou barreiras de gênero e corporativas e inspirou uma nova geração de desenvolvedores de tecnologia e empreendedores a seguirem seus próprios caminhos a fim de lançarem novos conceitos e produtos importantes no mercado.”

“Grace Hopper não foi somente uma incrível matemática e cientista da computação durante uma época em que era particularmente desafiador para uma mulher desempenhar essas funções, ela também foi apaixonada pela orientação de jovens”, diz Gabriela Gonzalez, estrategista do programa STEM da Intel.

Após sua aposentadoria, Grace atuou como embaixadora e palestrante por vontade própria da Digital Equipment Corporation. Faleceu em 1992 com 85 anos mas, ao longo de sua vida Grace recebeu inúmeros prêmios importantes e deixou sua marca registrada que inspira diversas mulheres ao redor do mundo a adentrar no incrível universo da tecnologia.

Gosta de assuntos de tecnologia, ciência e muito mais? Saiba que na plataforma do STEMbyme existem diversos artigos, cursos e vídeos para você aprofundar seus conhecimentos.

 

Promedio (0 Votos)
La valoración media es de 0.0 estrellas de 5.
Comentarios
No hay ningún comentario aún. Sea usted el primero.
Año 2019 (10)
Año 2018 (39)
Año 2017 (20)
Año 2016 (2)